Uma das graduações mais procuradas atualmente é o Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. E você sabe por quê? Os motivos principais são a alta remuneração, ampla variedade de possibilidades de carreira e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar do mundo!
Mesmo com todas essas vantagens, ainda assim é importante conhecer mais sobre o curso para saber se realmente é a opção ideal para você estudar e começar a construir uma carreira na área do TI.
E, para te ajudar nessa tarefa, separamos as principais informações sobre o Curso de Análise de Desenvolvimento de Sistemas. Boa leitura!
Navegue pelo conteúdo:
Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação no formato tecnólogo, ou seja, é um curso de curta duração (geralmente de 2 anos) e mais focado em atender as necessidades do mercado de trabalho.
A seguir, você pode conferir mais sobre quais são as disciplinas, duração, estágio e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Matérias do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
As disciplinas do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão relacionadas principalmente a conhecimentos de Ciências Exatas, como matemática, programação, lógica, algoritmo, mas sempre aplicado à computação, já que é a base do curso.
Mas especificamente, o que um estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas estuda? As faculdades são livres para definir sua grade, no entanto, existem algumas diretrizes do MEC (Ministério da Educação), o que faz com que algumas matérias sejam comuns em todas as instituições.
Em geral, as disciplinas que podem fazer parte da grade curricular do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são:
- Algoritmos;
- Análise Estruturada de Sistemas;
- Análise Orientada a Objetos;
- Banco de Dados;
- Desenvolvimento de Software Seguro;
- Direito e Legislação;
- Empreendedorismo;
- Engenharia de Requisitos;
- Engenharia de Software;
- Estrutura de Dados;
- Fundamentos de Redes de Computadores;
- Laboratório de Programação;
- Linguagens de Programação;
- Matemática Aplicada à Informática;
- Probabilidade e Estatística;
- Programação e Design para Web;
- Programação em Banco de Dados;
- Programação Estruturada;
- Programação Orientada a Objetos;
- Sistemas de Banco de Dados;
- Sistemas de Informação;
- Sistemas Operacionais;
- Teoria Geral de Sistemas.
Lembrando que essas disciplinas acima podem apresentar nomenclaturas diferentes de acordo com a faculdade. Consulte a grade curricular antes de se inscrever em uma graduação.
Duração do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Apesar de ser uma graduação, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é mais curto, já que é do tipo tecnólogo. Sendo assim, a duração média é em torno de dois a dois anos e meio.
Algumas instituições podem oferecer o curso com uma duração maior, ofertando mais disciplinas e práticas para o estudante. Mas, de maneira geral, é um curso curto, oferecendo rápida formação para o aluno entrar no mercado de trabalho o quanto antes.
Estágio e TCC no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Para concluir o curso e obter o diploma, além da aprovação em todas as disciplinas e o cumprimento de carga horária extra estabelecida pela instituição em que ele é realizado, é preciso também realizar o estágio.
A prática garante que o aluno tenha contato com a prática da área antes mesmo de concluir o curso e ingressar no mercado de trabalho. Fazendo, assim, com que ele se familiarize e ganhe experiência para se candidatar a algumas vagas de trabalho.
De maneira geral, o estágio faz parte da grade horária do curso, sendo feito nos últimos semestres do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Por outro lado, o curso não exige a apresentação de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Mas pode exigir outras práticas e realização de outros trabalhos ao longo da formação do aluno.
Quanto custa um curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
A mensalidade do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode variar, em média, entre R$ 360,00 a R$ 700,00.
Esse valor pode ser maior ou menor, dependendo de fatores como:
- Modalidade de ensino: cursos presenciais geralmente têm mensalidades mais altas que cursos EAD e semipresenciais;
- Reputação da faculdade: instituições renomadas que também são referência em qualidade de ensino, costumam ser mais caras;
- Localização da faculdade: regiões em que o custo de vida é mais caro e grandes cidades apresentam maiores mensalidades que faculdades do interior, por exemplo.
Mas pode ficar tranquilo, pois ao longo deste artigo vamos apresentar opções para você conseguir entrar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com descontos de até 100%!
Existe curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD?
Sim, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser feito na modalidade EAD (ensino à distância), a partir da internet e tecnologia.
O curso EAD é feito através do AVA, um ambiente virtual que simula uma faculdade, com aulas (ao vivo ou gravadas), biblioteca, acesso a conteúdos, atividades e materiais de estudo, chat com professores e colegas, entre outros.
O curso a distância da Análise e Desenvolvimento de Sistemas é regulamentado e autorizado pelo MEC, mas antes de se inscrever é muito importante saber se o curso e faculdade em questão possuem esse reconhecimento do Ministério da Educação.
Como ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?
Para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é preciso entrar na faculdade pelo vestibular ou então usando a nota do Enem. Também é possível conseguir uma bolsa de estudos de diferentes formas ou então contratar um financiamento estudantil.
Continue a leitura pois explicamos cada uma dessas opções.
Desconto com a nota do Enem
A nota do Enem pode ser usada de diferentes formas para entrar em uma faculdade com descontos na mensalidade:
- Prouni (Programa Universidade para Todos);
- Descontos oferecidos pela própria faculdade pelo desempenho obtido no Enem;
- Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
O Prouni é um dos processos que aceitam o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Caso atenda aos requisitos de renda e escolaridade, você pode concorrer a dois tipos de bolsa de estudos para faculdade particular: parcial, de 50% de desconto e integral, de 100%. Tudo depende da sua renda familiar.
Ainda sobre este processo, é importante saber a nota de corte média do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A média nacional, em 2021, foi 592.36 pontos. Isso quer dizer que, para garantir mais chances de aprovação, sua nota mínima do Enem deverá ser essa.
Além do Prouni, você também pode obter descontos com a sua nota do Enem pela própria faculdade. Diversas instituições bonificam seus futuros alunos com descontos nas mensalidades (que podem chegar a 100%), a partir do desempenho obtido no Enem.
Outra forma de obter descontos que merece ser destacada é o Sisu, um programa do MEC no qual diversas instituições federais e estaduais disponibilizam vagas para o ensino superior gratuito.
O critério utilizado pelo Sisu para classificar os candidatos e selecionar os aprovados é a nota do Enem. A nota de corte média do Sisu para Análise e Desenvolvimento de Sistemas é 641.61 pontos, considerando a edição de 2022.
Além dessa nota média, outra coisa que pode ajudar a calcular as chances é usar um Simulador do Sisu. Acesse agora mesmo o simulador e veja se você seria aprovado no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas com a sua nota!
Bolsa de estudos
O que acha de uma bolsa de estudos para graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas? Além do Prouni, que já apresentamos mais acima, temos uma opção bem legal de conseguir sua bolsa: o Amigo Edu.
Somos uma plataforma de bolsa de estudos para cursos de graduação, pós-graduação e cursos profissionalizantes. Nossas bolsas são de até 80% para as mais de 500 instituições parceiras do Amigo Edu.
Sem nota do Enem e sem sair de casa. Tudo é feito online, com muita praticidade, facilidade e segurança para você estudar com muito desconto! Visite nosso site agora mesmo e confira nossas opções de bolsas, inclusive para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Financiamento estudantil
Se você quer ingressar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas ainda não consegue arcar com os custos, obter crédito estudantil pode ser a solução ideal.
O financiamento estudantil é o mais indicado por ter menos burocracia, mais chances de aprovação e não ter concorrência com outros estudantes (como o Fies, que usa a nota do Enem).
O Pravaler é o maior financiamento estudantil privado do país e são parceiros de mais de 500 instituições de ensino privado. Financiando seu curso com o Pravaler você pode pagar menos por mês e até mesmo financiar 100% do seu curso. Além disso, as taxas de juros são menores e super em conta.
Não deixe de simular um financiamento estudantil com o Pravaler para conferir as opções que podem te ajudar a realizar o sonho de obter um diploma!
Faculdades de Análise e Desenvolvimento de Sistemas
O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas pode ser encontrado principalmente em instituições de ensino privadas, como:
- Universidade São Judas;
- Universidade Norte do Paraná (Unopar);
- Universidade Estácio de Sá;
- Anhembi Morumbi;
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
- Faculdade Anhanguera;
- Centro Universitário FAM;
- Centro Universitário Braz Cubas.
No Amigo Edu, temos bolsas de estudos de até 80% para essas faculdades listadas acima e diversas outras! Comece seu curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas como bolsista e vá em busca do seu sonho!