Se você é apaixonado por cozinhar e não perde um episódio de MasterChef, Bake Off, além de outros programas culinários, pode ser que o curso de Gastronomia seja perfeito para você!
Quando a paixão vira profissão, a satisfação e realização pessoal e profissional se alinham e trabalhar pode ser algo leve e divertido. Mas, para isso, é preciso saber como ingressar neste universo da gastronomia.
Venha conosco para saber mais sobre o que é curso de Gastronomia, o que estuda, valores, onde cursar, opções de bolsa de estudos e muito mais!
Navegue pelo conteúdo:
Como é a graduação de Gastronomia?
A graduação de Gastronomia pode ser encontrada em dois tipos: bacharelado e tecnólogo.
As diferenças entre esses títulos universitários, além do tempo de duração, é o foco do ensino para preparar os alunos para diferentes funções e profissões no mercado de trabalho da Gastronomia.
De maneira geral, a grade curricular do curso bacharelado e tecnólogo são semelhantes e ambos formam gastrônomos. A seguir, veja mais sobre as disciplinas, valor, duração e como funciona o TCC e o estágio em Gastronomia.
Grade curricular do curso de Gastronomia
A grade curricular do curso de Gastronomia é composta por disciplinas teóricas e práticas. O foco é ensinar o aluno a preparar e manusear alimentos e bebidas, gerenciar empreendimento do ramo de alimentação, desenvolver habilidades empreendedoras, entre outros aprendizados.
As disciplinas do curso atendem a essa proposta, com habilidades técnicas, conceituais, comportamentais e interpessoais. Assim, o profissional formado em Gastronomia pode atuar em diferentes funções, como cozinheiro, chefe de cozinha, consultor, confeiteiro, entre outras atividades do universo gastronômico.
Conheça a seguir as possíveis matérias de Gastronomia:
- Carnes, Aves e Pescados;
- Churrascaria;
- Confeitaria;
- Controle Higiênico Sanitário e Manipulação de Alimentos;
- Coquetelaria e Enologia;
- Cozinha Asiática e Africana;
- Cozinha Brasileira;
- Cozinha Contemporânea;
- Cozinha Europeia;
- Cozinha Fria
- Cozinha Industrial e Hospitalar;
- Cozinha Internacional;
- Cozinha na Hotelaria;
- Cultura Alimentar Brasileira;
- Custos em Restaurantes;
- Engenharia de Cardápio e Gestão de Alimentação;
- Enologia, Aperitivos e Drinks;
- Eventos;
- Fast Food;
- Frutas e Hortaliças;
- Gastronomia Básica;
- Gastronomia Vegetariana, Funcional e Sustentável;
- Gestão de Cozinhas;
- Gestão de Negócios Gastronômicos;
- História da Alimentação;
- História da Alimentação;
- Nutrição;
- Panificação e Confeitaria;
- Preparo Prévio dos Alimentos;
- Saúde e Segurança Alimentar;
- Técnicas Básicas de Cozinha;
- Tendências em Gastronomia.
Quanto tempo dura o curso de Gastronomia
O tempo de duração do curso de Gastronomia depende do tipo de graduação. O tecnólogo é mais curto, com duração média de 2 anos (4 semestres). Já o bacharelado dura em média 4 anos (8 semestres).
Durante este tempo, o aluno tem aulas teóricas e práticas obrigatórias e optativas, atividades práticas, estágio e TCC.
Estágio e TCC da faculdade de Gastronomia
O estágio e TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estão entre as obrigatoriedades para o aluno concluir a graduação de Gastronomia, além de atingir as notas semestrais mínimas exigidas e ter frequência de pelo menos 75%.
O estágio é obrigatório e faz parte da matriz curricular de Gastronomia. Ele é muito importante para aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, aprender na prática e já ganhar experiência. Os estagiários em Gastronomia devem dar o apoio aos profissionais da cozinha ou outro ambiente gastronômico que estejam estagiando.
O TCC também é obrigatório para a obtenção do diploma. Para isso, o aluno é acompanhado por um professor orientador, que acompanha o desenvolvimento do trabalho, tira as dúvidas do discente, informa os prazos, avalia, entre outras atividades competentes a ele.
O TCC de Gastronomia pode ser de diferentes formas, sendo que cada faculdade define as regras e formato do trabalho. Ele pode ser um artigo científico ou então um projeto experimental, no qual o aluno deve criar um restaurante fictício, testando seus conhecimentos gastronômicos e de empreendedorismo.
Quanto custa um curso de Gastronomia?
O curso de Gastronomia tem uma mensalidade alta, podendo custar entre R$ 500 e ultrapassar o valor de R$ 3000.
Este valor pode variar de acordo com a localização da universidade, modalidade de ensino (cursos presenciais são mais caros), e, ainda, se a faculdade é renomada e conhecida por oferecer uma estrutura de ponta.
Além disso, ser bacharelado ou tecnólogo também pode interferir no preço do curso. Os tecnólogos geralmente apresentam as mensalidades mais altas. Em contrapartida, há pouca oferta de bacharelado em Gastronomia no Brasil, com poucas faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação).
Desanimou com os valores das mensalidades? Não se preocupe, pois existem opções mais em conta. Além disso, você também pode conseguir uma bolsa de estudos para Gastronomia, mas isso falaremos com mais detalhes ao longo deste conteúdo.
Existe curso de Gastronomia EAD?
Sim, o curso de Gastronomia pode ser encontrado na modalidade EAD. Mas é preciso que o curso e a instituição de ensino em questão sejam aprovados e reconhecidos pelo MEC.
O curso de Gastronomia EAD é a opção ideal para quem precisa de maior flexibilidade nos estudos e tem uma rotina corrida. Isso porque o formato do curso a distância permite ao aluno estudar online, em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Os estudos podem ser realizados em casa e em qualquer outro lugar, basta apenas ter um dispositivo conectado à internet.
No caso do curso de Gastronomia, as aulas práticas devem ser feitas em laboratórios próprios oferecidos pela faculdade ou então cozinhas. Assim, o aluno pode ter um aprendizado completo e se tornar um profissional capacitado a desempenhar as mais diversas funções de sua área.
Essas aulas são acompanhadas por tutores e professores e são feitas na frequência definida pela instituição de ensino.
Como ingressar na faculdade de Gastronomia?
Para ingressar no curso de Gastronomia você pode usar sua nota do Enem para conseguir descontos e participar de processos como o Prouni e Sisu. Também pode conseguir uma bolsa de estudos através de plataformas online e até ingressar na faculdade com um financiamento estudantil.
Veja mais a seguir.
Desconto com a nota do Enem
A sua nota do Enem pode valer desconto! Por exemplo, o Prouni (Programa Universidade para Todos) oferece bolsa de estudos de 50% e 100% para faculdades particulares de todo o país e utiliza o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os candidatos.
A nota de corte média para Gastronomia pelo Prouni é 531.18 pontos. Mas, é preciso cumprir as exigências relacionadas à renda e à escolaridade. Clique aqui e veja quais são os requisitos para ganhar a bolsa do Prouni.
Outra forma é indo diretamente na faculdade, pois a grande maioria aceita a nota do Enem para se matricular no curso de graduação, sem precisar participar do vestibular. Mas, cada instituição define suas regras, então não deixe de consultar.
Por fim, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que concentra vagas para universidades públicas brasileiras (que oferecem vagas por meio deste processo seletivo). A nota do Enem é utilizada neste caso não para conseguir desconto, mas sim para concorrer a uma vaga para o curso de Gastronomia gratuito.
A nota de corte para Gastronomia pelo Sisu é 679.02 pontos. Mas, varia de acordo com a instituição e região do país.
Bolsa de estudos
Como a mensalidade deste curso é cara, existem opções de bolsa de estudos para Gastronomia, como o Prouni, que falamos mais acima. Além dele, você também pode obter descontos a partir de plataformas de bolsa de estudos para graduação, como o Amigo Edu.
As bolsas que oferecemos são de até 80% para cursos presenciais, semipresenciais e EAD em todo o país. Você encontra opções para as melhores faculdades do país!
Financiamento estudantil
Você já deve ter ouvido falar em financiar os estudos para pagar após a formação ou então pagar um pouco por mês e o restante ao fim do curso. Esse é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do governo federal que fornece crédito estudantil para alunos concluírem sua graduação sem dificuldades financeiras.
Também é possível estudar com o financiamento estudantil privado, como é o caso do Pravaler, parceiro do Amigo Edu. Com ele, você pode pagar parcelas que não se acumulam e preços que cabem no seu bolso.
E o melhor é que você não precisa ter feito o Enem. Acesse o site do Pravaler e faça uma simulação sem compromisso!
Melhores faculdades de Gastronomia
São poucas as faculdades no Brasil que oferecem o curso de Gastronomia e são reconhecidas e autorizadas pelo MEC. É preciso ficar atento antes de fazer sua inscrição para saber se este é o caso, para seu diploma ter validade.
Trouxemos algumas das melhores faculdades de Gastronomia públicas e privadas, nas quais os cursos possuem a devida autorização.
Melhores faculdades públicas de Gastronomia:
- Universidade Federal da Bahia (UFBA);
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- Universidade Estadual de Goiás (UEG);
- Universidade Federal do Ceará (UFC);
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB);
- Universidade Federal de Pelotas (UFPel);
- Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).
Melhores faculdades particulares de Gastronomia:
- Universidade Positivo;
- Centro Educacional Anhanguera;
- Universidade Anhembi Morumbi;
- Universidade Cruzeiro do Sul;
- UniCesumar;
- Senac;
- Senai.
Chegamos ao fim deste conteúdo com tudo sobre o curso de Gastronomia. Agora, escolher a faculdade ideal para você além de encontrar uma bolsa de estudos certamente ficou mais fácil, não é mesmo?