Você sabe quais são os cursos menos concorridos no Sisu? É essencial saber, assim, você pode calcular suas chances de entrar na faculdade com a nota obtida no Enem. Geralmente, os cursos de licenciatura fazem parte da lista dos menos concorridos no Sisu, além de outros como os de Ciências Exatas e Humanas.

Neste artigo, vamos apresentar qual é o curso menos concorrido no Sisu, além daqueles com maior concorrência, e também as faculdades menos procuradas para você aumentar suas chances de conseguir sua vaga no ensino superior.

Quem pode participar do Sisu?

Pode participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) quem participou da última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e já concluiu o ensino médio. Além disso, não pode ter zerado a redação. 

Quanto maior a média geral e as notas individuais, maiores são as chances de conseguir uma boa colocação e a tão sonhada vaga na universidade pública.

Outro ponto importante é que cada área do conhecimento pode ter peso diferente para a nota do Enem e a vaga desejada, uma vez que as instituições consideram as áreas correlatas com o curso desejado como mais importantes.

As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial no período que estiverem abertas e de acordo com o edital.

Calendário do Sisu 2022

Quais são os cursos menos concorridos no Sisu?

De maneira geral, os cursos menos concorridos no Sisu são os de licenciatura, como Matemática, Química, Geografia, Letras e Pedagogia, com a nota de corte do Sisu sendo, em média, 499.

Além desses, abaixo você pode ver a lista de cursos menos concorridos no Sisu:

  • Turismo;
  • Computação;
  • Gestão ambiental;
  • Hotelaria;
  • Meteorologia;
  • Zootecnia

Sendo assim, o candidato pode analisar os cursos menos concorridos no Sisu nos anos anteriores para escolher opções com maiores chances de ser aprovado quando sair o resultado do Sisu.

Como as inscrições do Sisu ficam abertas por vários dias, a nota de corte muda diariamente, e é basicamente a nota do último selecionado naquele dia para determinada opção (combinação de curso, turno e instituição), de acordo com a quantidade de vagas disponíveis.

Com isso, ela muda conforme as inscrições vão acontecendo e os candidatos analisam suas notas, se inscrevendo onde têm maiores chances.

Outro ponto relevante é que o candidato pode mudar de curso enquanto as inscrições permanecem abertas, fazendo com que todo o processo de candidatura seja, de certa forma, imprevisível.

Mesmo que não seja possível saber os resultados, existem alguns cursos que costumam ser os mais concorridos, como Medicina, Fisioterapia, Odontologia, Biomedicina, Direito, Arquitetura e Relações Internacionais.

Porém, em algumas faculdades é possível encontrar esses cursos com baixa concorrência e menores notas de corte do que a média. Por exemplo, a faculdade que ofereceu o curso de Medicina menos concorrido no Sisu 2021 foi a UFERSA, na cidade de Mossoró (RN) com nota de corte de 771.79.

Quais são as Universidades menos concorridas no Sisu?

As faculdades com menor concorrência no Sisu, de maneira geral, são aquelas mais distantes dos grandes centros. Ou seja, instituições que não estão localizadas no centro-sul do país costumam ser menos concorridas.

Porém, isso não quer dizer que a qualidade do ensino seja inferior, mas a localização é um fator-chave para escolher onde estudar e está diretamente ligado com onde se tem mais oportunidades de trabalho na área escolhida. As universidades menos concorridas no Sisu são:

  • Ufersa – Universidade Federal Rural do Semi-Árido;
  • UFAC – Universidade Federal do Acre;
  • UEPB – Universidade Estadual da Paraíba;
  • UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná;
  • UFVJM – Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Algumas delas podem ter cursos menos concorridos no Sisu, mas alguns cursos ainda têm notas de corte altas, mesmo que façam parte das instituições de pouca procura.

simulador sisu

Não passei no Sisu, e agora?

Se você não for aprovado no Sisu, não precisa se desesperar. Existem outras opções para você conseguir entrar na universidade, como vamos apresentar em seguida.

Lista de espera do Sisu

No momento da inscrição do Sisu, o candidato escolhe duas opções de cursos. A segunda opção tem apenas uma chance de aprovação.

Mas, a primeira opção escolhida oferece a possibilidade de o aluno entrar na lista de espera. Nesse caso, o aluno ainda tem chances de ser aceito, caso algum dos candidatos aprovados desista da vaga ou perca os prazos de matrícula.

Vestibulares

O vestibular é uma forma tradicional para ingressar no ensino superior. Diferente do Sisu, ele não abrange todas as universidades do país, pois cada instituição tem seu processo seletivo.

Em alguns casos, a nota do Enem pode ser usada para aprovação na primeira fase e até para o aluno conseguir desconto, em caso de faculdades privadas.

Prouni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma das formas de ingressar em instituições particulares com bolsa de estudos de 50% (parciais) ou 100% (integrais). Antes de se inscrever, é preciso entender como funciona o Prouni, pois as bolsas oferecidas são para alunos que se enquadram no perfil de baixa renda, além de outros requisitos.

A nota do Prouni também utiliza o resultado do Enem para ser definida. Entretanto, o Prouni não é aceito em todas as instituições privadas, é preciso consultar a edição em que você irá participar e verificar as universidades inscritas. 

Financiamento estudantil

O financiamento estudantil é uma opção para quem deseja estudar em uma faculdade particular, mas não consegue arcar com os custos da graduação durante o curso. Esse tipo de crédito permite que o estudante pague o curso após sua formação, como o é o caso do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), oferecido pelo governo federal. 

Também é possível obter financiamento pelo Pravaler, o maior financiamento estudantil privado do país, que já beneficiou mais de 200 mil alunos.

simulação de financiamento estudantil do pravaler

Bolsa de estudos

A bolsa de estudos é uma das opções mais buscadas por estudantes. Afinal, quem não adora um desconto? E quando se trata da mensalidade da faculdade, é mais que bem-vindo.

O aluno pode conseguir uma bolsa pela própria instituição, usando o desempenho obtido no vestibular, ou alguma política de bolsas. Por isso, vale procurar a faculdade que você deseja ingressar.

Com o Amigo Edu você também pode conseguir uma bolsa de estudos de até 80%, e você não precisa se preocupar com os cursos menos concorridos no Sisu. Nem dá pra acreditar, não é mesmo? Então acesse o site agora mesmo para ver as opções que temos disponíveis para você!

CTA bolsa de estudos amigo edu