Escolhemos este Dia do Vestibulando para começar nossa série mensal com Dicas de Vestibular. E nós vamos começar da onde? Do início, claro! 😜 Neste ano, mais do que nunca, toda dica será preciosa. Como as aulas presenciais estão suspensas, é preciso muita disciplina para manter a matéria em dia. Por isso, nossa primeira Dica de Vestibular é como se organizar para estudar em casa, confira:

1.      Faça um plano de estudos

O primeiro passo é fazer uma lista de todas as matérias que você tem para estudar, separe por conteúdos e calcule uma média de tempo que vai precisar se dedicar para cada um, se possível.  

2.      Organize-se

Depois que você já tiver a lista do que precisa estudar, é hora de organizar seus horários e o cantinho dos estudos. Quantas horas por dia você pode se dedicar para estudar temas do vestibular? Aqui também vale a moderação, não adianta querer preencher todas as horas livres com estudos. Primeiro porque você não vai conseguir se concentrar se ficar muitas horas seguidas em cima dos livros e seu estudo não vai render. Depois porque todo mundo também precisa de um descanso, ele inclusive faz bem para manter a mente mais saudável e, consequentemente, assimilar melhor os conteúdos. Aproveite também para definir um local de estudos onde você pode organizar seus livros e anotações.  

3.      Comece pelas matérias mais difíceis

Comece sempre pelo mais difícil, ou talvez o mais “chato” na sua visão. Se você fizer ao contrário, na hora de pegar o conteúdo mais difícil já estará cansado e vai ficar ainda mais difícil se concentrar nele. No fim, você pode acabar gastando muito mais tempo para assimilar aquela matéria e você não quer perder tempo, certo?

4.      Assista as videoaulas

Sejam as aulas oficiais da sua escola, do seu cursinho ou ainda de algum canal do Youtube, é bem importante ter uma explicação além dos livros. Ouvir uma pessoa falando pode simplificar muito a explicação. Como cada pessoa tem seu método de explicar, use e abuse dos vídeos até encontrar um que você consiga entender mais fácil o conteúdo.

5.      Faça simulados

Os simulados ou até mesmo provas de anos anteriores são muito importantes. É onde você coloca em prova tudo o que aprendeu e também já cria uma certa familiaridade com o modo de aplicação das provas.

6.      Treine a redação

Uma das partes mais importantes de qualquer vestibular é a redação. Por isso, você tem que ter boa gramática, ser coerente, não fugir do tema, entre outras regras. E sabe qual a melhor forma para escrever bem? Treinar, treinar e treinar! Veja os temas dos últimos vestibulares e faça as suas redações. Se possível, peça para um professor corrigir. E logico, ler muito também é super importante!

7.      Mantenha-se atualizado

Nos vestibulares sempre costumam cair perguntas ou mesmo o tema da redação relacionado aos acontecimentos atuais do país e do mundo. E vamos concordar que 2020 está sendo um prato cheio de temas a serem explorados. Então acompanhe as notícias da forma que preferir, mas sempre de fontes confiáveis, hein?! Além disso, procure entender a situação e formular argumentos contra e a favor.

8.      Faça bom uso da internet

A internet pode ser uma fonte muito rica de informação, mas também pode ser a pior distração. Então na hora de estudar, concentre-se! Saia de todas as redes sociais e procure deixar aberto somente sites com matérias e vídeos referente ao conteúdo que você está estudando. Existem várias páginas dedicadas a ajudar os vestibulandos e mais para frente iremos falar delas. Por isso, continuem nos acompanhando aqui no Blog do Amigo, nosso Instagram e Facebook. 😊

O que achou das dicas de como estudar para o vestibular em casa? Nos conte aqui nos comentários. 👇

GOSTOU DO CONTEÚDO? COMPARTILHA COM A GALERA!