O mercado de trabalho está buscando e precisando de profissionais qualificados e você pode contar com programas governamentais como, por exemplo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para ingressar em um curso de graduação.
Para participar do Sisu, é necessário ter realizado a prova do Enem, não ter zerado a redação e ter alcançado uma pontuação mínima para o curso desejado, chamada nota de corte.
A nota de corte do Sisu, nada mais é do que a menor pontuação exigida para ingressar no curso escolhido de uma faculdade pública.
Preparamos esse conteúdo explicando a nota de corte, como se inscrever no Sisu e muito mais, confira!
Navegue pelo conteúdo:
O que é nota de corte do Sisu?
Naturalmente, você deve estar se perguntando o que é a nota de corte do Sisu e como calculá-la. Mas antes de você sair fazendo um monte de contas, saiba que a nota de corte do Sisu, nada mais é do que a menor pontuação possível exigida para ingressar na instituição e curso escolhido.
Ou seja, é uma média que você precisa atingir para ser aprovado em uma determinada universidade. Normalmente, são as instituições de ensino que estabelecem essa média como um critério e você pode consultar no próprio site do Sisu.
Sendo assim, para conseguir ingressar em uma faculdade pelo Sisu, você precisa atingir essa média com o seu resultado do Enem. Se você atingiu ou até mesmo ultrapassou essa média estabelecida, pode começar a comemorar porque o seu ingresso está quase garantido!
Mas caso você não atinja, nem tudo está perdido, você não será eliminado do processo seletivo de imediato, uma vez que pode acontecer desistências na primeira chamada.
Quais foram as mudanças na nota de corte do Sisu?
Recentemente o Sisu passou por uma reformulação com o intuito de tornar o processo seletivo ainda mais transparente. Essa mudança ocorreu por causa de um “erro” que aconteceu no sistema na seleção de 2021, que por sinal, ficou conhecida na internet como #erronosisu.
Resumidamente, essa mudança consiste em fazer com que as duas opções de cursos escolhidas pelo estudante sejam consideradas de imediato no processo seletivo. Ou seja, é literalmente como se você ocupasse duas vagas durante a seleção.
Sendo que, antigamente, apenas a nota de corte da primeira opção de curso era considerada. E aparentemente, no Sisu 2021 as notas de corte tornaram-se maiores do que realmente são na prática, mas esse novo modelo resulta em uma dupla classificação.
Portanto, após sair o resultado, caso você tenha sido aprovado na sua primeira opção de curso, automaticamente, você vai desaparecer da lista de classificados da sua segunda opção. E dessa forma, os outros candidatos que estão em posições inferiores durante as prévias vão acabar subindo nas colocações no momento do resultado da chamada regular.
Por exemplo, se você estiver na 83° posição no último dia do processo seletivo do Sisu, após o sistema concluir as respectivas saídas da lista de quem selecionou o mesmo curso, mas como segunda opção, você como candidato poderá subir algumas posições e dessa forma aumentar suas chances de ser selecionado. Muito legal, né?!
Mas calma porque não para por aí, ainda existem alguns critérios e processos que você precisa cumprir para poder participar do processo seletivo. Então continue a leitura e anote as próximas informações para você não perder nada!
Como saber a nota de corte do seu curso?
A nota de corte do Sisu é uma referência para orientar os estudantes no monitoramento da sua inscrição durante a seleção. Sendo assim, diariamente o Sisu calcula e divulga na página do programa, as notas de corte para cada curso.
As notas são calculadas a partir do número de vagas disponíveis para cada curso. Portanto, se você quer um curso que esteja disponibilizando 10 vagas, a nota de corte será sempre a nota do décimo classificado.
E para consultar a nota de corte do Sisu, basta entrar no site oficial do programa, clicar na aba “vaga”. Depois, no campo de busca você deve digitar a cidade, instituição ou curso escolhido e pronto, é só escolher. Após clicar no curso, você pode verificar a nota de corte localizada na descrição de cada modalidades.
Mas caso, você queira saber sua posição em relação a outros candidatos, você precisar entrar com seu login e senha do Enem para acessar a página de inscrição.
Quais são as notas de corte mais altas do Sisu?
Conforme explicamos, a nota de corte é a menor pontuação necessária para você conseguir entrar em um determinado curso pelo Sisu. Normalmente, a média para ser aprovado na maioria dos cursos varia entre 650 e 700 pontos.
Entretanto, existem alguns cursos que podem exigir mais de você por causa do alto nível de concorrência, como por exemplo, o curso de Medicina, que pode atingir notas de corte superiores a 850 pontos em algumas instituições de ensino superior.
As notas de corte são calculadas considerando as notas de cortes dos anos anteriores do programa. Sendo assim, para te ajudar a ter uma noção das notas de cortes mais altas e baixas do Sisu, preparamos uma estimativa considerando as médias registradas nas edições passadas, confira!
Curso de Medicina
A nota de corte de Medicina, pode variar entre 770 e 900 pontos, dependendo da instituição escolhida. O curso de Medicina, geralmente, é um dos mais concorridos do Sisu. Sendo assim, não é de se espantar que Medicina na USP por exemplo, na unidade de Bauru, bateu 827,86 pontos em ampla concorrência.
Curso de Engenharia Aeronáutica
A USP é uma das universidades mais disputadas do país, e seu curso de Engenharia Aeronáutica também teve uma das notas de corte mais altas na última edição do Sisu. O curso na unidade de São Carlos, obteve a maior nota já registrada, com 857,84 pontos. Mas, geralmente, a nota de corte para o curso de Engenharia Aeronáutica varia em torno de 765 e 783 pontos.
Curso de Direito
O curso de Direito é o queridinho entre os estudantes da área de Ciências Humanas, por isso também é um dos cursos mais concorridos pelo programa. A nota de corte para o curso de Direito, varia em torno de 680 e 867 pontos, dependendo da instituição escolhida.
Curso de Odontologia
Já a nota de corte do curso de Odontologia pode variar entre 720 e 800 pontos. O curso aparece em 6.ª colocação como um dos cursos mais disputados no Sisu.
Curso de Psicologia
O curso de Psicologia também fica dentro dos 10 cursos mais concorridos. Por isso, sua nota de corte pode variar entre 680 e 840 pontos.
Quais são as notas de corte mais baixas do Sisu?
Os cursos menos concorridos do Sisu, no geral, são os cursos de licenciatura, os tecnólogos e alguns cursos de ciências humanas.
O curso de Letras, por exemplo, tem nota de corte em torno de 530 e 760 pontos, mas também pode variar conforme a instituição de ensino, escolhida. Enquanto no curso de Geografia, a nota de corte pode variar entre 600 e 651 pontos, dependendo da universidade, assim como o curso de Sociologia, que apresenta nota de corte na mesma faixa.
O curso de Biblioteconomia apresenta nota de corte em torno de 600 e 752 pontos para ingresso pelo Sisu. Já a graduação em Agronomia possui nota de corte entre 565 e 755 pontos, conforme determinação da instituição de ensino.
Mas, vale ressaltar que a nota de corte do Sisupode variar conforme o curso, universidade, turno, campus e modalidade de concorrência. Portanto, é imprescindível que você acompanhe diariamente no site do Sisu as mudanças nas notas de cortes para não perder nenhuma oportunidade.
Como se inscrever no Sisu?
Conforme já mencionamos, existem alguns processos que você precisa cumprir para participar do processo seletivo. E você já sabe que para se inscrever no Sisu é fundamental que você tenha feito a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), anterior a sua inscrição no programa. Mas além disso, é essencial que você não tenha zerado na redação e que não tenha prestado na condição de treineiro.
E vale ressaltar também que o Sisu não possui critérios de renda. Portanto, qualquer estudante que cumpra o requisito do Enem pode se inscrever, independentemente da sua renda familiar.
Sendo assim, após concluir sua inscrição, você já vai visualizar todas as opções de vagas disponíveis e escolher duas opções de curso, universidade, campus, turno e modalidade. E enquanto estiverem acontecendo as inscrições do Sisu, você pode consultar todas as notas de corte parciais e modificar suas opções.
Após o encerramento das inscrições, serão selecionados os estudantes que estão mais bem colocados conforme a nota do Enem e que estão disputando vaga na mesma graduação, instituição, campus, turno e modalidade.
Após ter sido selecionado, basta você apresentar a documentação e realizar a sua matrícula na faculdade escolhida, dentro do prazo estabelecido pelo cronograma disponibilizado pelo Sisu e pronto, você já vai ser o mais novo calouro!
O que fazer caso você não passe no Sisu?
Bom, nós já te contamos que caso você não consiga alcançar a nota de corte do Sisu estabelecida, você não será eliminado de imediato do processo seletivo. E isso acontece, justamente, porque existe a famosa lista de espera, onde os candidatos que não foram aprovados na primeira chamada podem manifestar interesse nas vagas disponíveis da lista de espera.
Portanto, se você tem interesse em participar da lista de espera do Sisu, saiba que a sua participação será limitada à sua primeira opção de curso. E para participar, você só precisa acessar novamente o site durante o período estabelecido no cronograma, ir aonde está disponível o seu boletim e clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse.
Pronto, você já vai estar no jogo novamente, ou seja, participando da lista de espera do Sisu! Após o encerramento do prazo de inscrição, essa lista de espera é enviada às universidades e elas ficam responsáveis por contatar os participantes.
Portanto, após ter feito sua inscrição, é fundamental que você acompanhe as convocações pelos canais de comunicação das instituições de ensino e vale ressaltar que, normalmente, elas também possuem prazo estabelecido para serem preenchidas, então não marque bobeira!
Mas caso você não consiga ingressar em um curso de graduação pelo Sisu, tenha calma, você ainda tem mais uma tentativa, afinal, você também pode contar com o Amigo Edu!
No site do Amigo Edu, você pode garantir bolsa de estudo de até 80% durante o curso todo, para cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presenciais, semipresenciais e EAD. E para isso, basta seguir o passo-a-passo:
- Acesse o site do Amigo;
- Pesquise pelo curso de sua preferência e no campo “faculdade” digite o nome da instituição;
- Em seguida é só realizar a sua pré-matrícula.
Pronto, após concluir sua pré-matrícula você já terá garantido sua bolsa e estará apto para vivenciar toda a experiência de um mundo universitário. E aí, curtiu? Então não deixe de acompanhar o blog do Amigo Edu e esteja sempre um passo à frente para elevar ainda mais sua carreira profissional!