O resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é muito esperado por estudantes que buscam conquistar uma vaga na tão sonhada universidade, seja pelo Sisu, Prouni ou outras formas de ingresso do ensino superior, conforme mostraremos neste texto.

A aflição e ansiedade faz muitos estudantes buscarem saber que dia sai e como ver o resultado do Enem, entre várias outras perguntas. Mas fique calmo, pois o Amigo Edu vai te mostrar o passo a passo para ver seu resultado do Enem e muito mais!

Quando sai o resultado do Enem?

Os gabaritos oficiais do Enem 2023 estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) . Vale destacar que o gabarito é diferente do resultado e nota do
Enem, já que neles os estudantes só podem conferir o número total de acertos.

Veja também: Entenda como calcular a nota do Enem!

A tão esperada nota individual estará disponível na Página do Participante a partir do dia 16 de janeiro de 2024. Já o resultado para treineiros, bem como a vista pedagógica da redação, serão disponibilizadas em abril de 2024.

Com o resultado do Enem é possível ingressar em uma faculdade, seja ela pública ou particular. Agora se você quer saber como ver o resultado do Enem 2023 ou resultados anteriores, fique nessa página que vamos te ensinar!

Passo a passo de como consultar o resultado do Enem

Para ver o resultado do Enem acesse a Página do Participante, onde será possível conferir as notas individuais e de redação de todas as provas do exame que você realizou. Veja abaixo o passo a passo para consultar o seu resultado do Enem de 2023 e dos outros anos.

Notas do Enem 2022

Para ver o resultado do Enem 2023, ou seja, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site do Inep;
  2. Preencha com seu CPF e senha nos campos correspondentes;
  3. Faça as autenticações necessárias e solicitadas;
  4. Clique em enviar;
  5. Acesse os resultados de 2023.

Feito isso, você terá acesso a todas as suas notas do Enem de 2023, divididas conforme as áreas de conhecimento.

Notas antigas do Enem

Para ver o resultado do Enem de anos anteriores que você tenha participado, também é possível, basta seguir os mesmos passos de como você acessa o resultado do Enem da última edição.

  1. Acesse o site do Inep;
  2. Preencha com seu CPF e senha nos campos correspondentes;
  3. Faça as autenticações necessárias e solicitadas;
  4. Clique em enviar;
  5. Selecione “resultados de edições anteriores.”

Vale destacar que acessar suas notas antigas do Enem é uma forma de estudar para o exame do próximo ano, já que você pode conferir qual área de conhecimento não teve um desempenho tão bom e ajustar isso para a próxima edição.

Como acessar a nota da redação do Enem?

Para acessar a nota da redação do Enem você precisa acessar a Página do Participante com os seus dados e selecionar o ano da edição que quer consultar a nota. Após escolher a redação do Enem 2022 ou de anos anteriores é possível saber a nota que você obteve e até mesmo baixar a sua redação.

Caso você queira mais detalhes sobre a sua nota, ainda na Página do Participante, você deve selecionar a Vista Pedagógica, onde terá detalhadamente do seu desempenho em cada uma das cinco competências exigidas pelo Inep. Além disso, também pode comparar sua nota final em relação a dos outros participantes dessa mesma edição através de um gráfico.

Caso esteja estudando para o Enem 2024, você pode ver em que competência deixou a desejar e pode ser melhorado, para assim treinar sua escrita, habilidades de argumentação, defesa, entre outras competências requeridas.

Como utilizar o resultado do Enem em faculdades públicas?

O resultado do Enem é muito importante para aqueles que desejam entrar em uma instituição de ensino superior pública. Para utilizar a nota do Enem e ingressar em faculdades públicas, você precisa fazer sua inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Abaixo, falaremos mais sobre essa possibilidade. Vamos lá? 

Inscrição no Sisu

Uma das formas de utilizar o resultado do Enem é através do Sisu, em que o candidato pode se aplicar para vagas em universidades e institutos públicos de todo o país, que utilizam o Enem como uma forma de vestibular, oferecendo cursos nas mais diversas áreas de conhecimento.

Para se inscrever no Sisu, é necessário ter participado da última edição do Enem, ou seja, a mais recente. Vale esclarecer também que, para participar do programa, o candidato não pode ter concluído uma graduação, tão pouco estar matriculado em uma instituição de ensino superior.

Para acompanhar o cronograma completo do Sisu e obter mais informações, você pode acessar a página oficial do Sisu.

CTA simulador sisu

Como utilizar o resultado do Enem em faculdades privadas?

Além das faculdades públicas, você também pode usar seu resultado do Enem para conquistar uma vaga em universidades privadas. Para isso, existem algumas formas, como o Prouni e o Fies, conforme descreveremos abaixo.

Inscrição no Prouni

Com o resultado do Enem você pode se candidatar para conseguir bolsa de estudos através do Prouni (Programa Universidade para Todos). Este programa oferece bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). O tipo de bolsa é de acordo com a renda familiar do candidato.

Para participar do Prouni existem alguns pré-requisitos, como, por exemplo:

  • Resultado do Enem igual ou superior a 450 pontos;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Renda familiar de até três salários mínimos por pessoa;
  • Ensino médio cursado de forma integral em escola pública ou como bolsista em escola particular;
  • Não ter diploma de ensino superior.

As bolsas de estudos pelo Prouni são oferecidas em várias instituições particulares e cada uma define suas próprias notas de corte, de acordo também com o curso escolhido.

O cronograma dos processos seletivos e outras informações podem ser acessados no site do Prouni.

Inscrição no Fies

Para entrar em uma faculdade privada, o estudante pode usar um financiamento estudantil utilizando seu resultado do Enem. Isso a partir de duas iniciativas do governo federal: o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil).

No Fies, o parcelamento é oferecido com 0% de juros em todas as parcelas, diferente do P-Fies, em que cada instituição financeira que oferece o crédito estudantil define suas taxas.

Ambos programas permitem que o aluno pague suas parcelas apenas após a formação, tornando o ingresso no ensino superior mais acessível. Para participar do Fies, os principais pré-requisitos são:

  • Ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010;
  • Ter média igual ou superior a 450 pontos
  • Não ter zerado a redação.

Outro ponto que você deve ficar atento é quanto a sua renda familiar. Para se candidatar na modalidade do Fies, a renda deve ser de até três salários mínimos, enquanto na modalidade P-Fies, até cinco salários mínimos.

Caso não seja aprovado pelo Fies ou P-Fies ou não tenha realizado o Enem, ainda há possibilidade de financiamento estudantil privado, oferecido por empresas de crédito financeiro ou pela própria instituição, como é o caso do Pravaler.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Ingresso sem vestibular

Apesar de terem seus próprios vestibulares, algumas faculdades e instituições públicas aceitam o ingresso de alunos através da nota do Enem, sem a necessidade de participar em outro vestibular.

Além de ser uma forma de ingresso, a maioria das faculdades também oferece bolsa de estudos e descontos na mensalidade conforme o resultado que o aluno obteve no Enem.

Bolsas de estudos

Outra excelente opção para ingressar em uma faculdade particular é conseguir uma bolsa de estudos. O Amigo Edu, em parceria com mais de 300 universidades particulares do país, oferece bolsas de estudos de graduação e pós-graduação.

As bolsas são de até 80%, para universidades de todo o Brasil. Clique aqui para acessar o site do Amigo Edu e selecione o curso e cidade do seu interesse, a modalidade (presencial, semipresencial ou EAD) e encontre a melhor bolsa para você ingressar no curso dos seus sonhos!

bolsa de estudos no amigo edu para cursos EAD, presenciais e semipresenciais