Atualmente, o curso de Fisioterapia é um dos mais disputados no país. O profissional formado na área tem a possibilidade de trabalhar em diversas frentes ao longo de toda a sua carreira.

Se você é daqueles que têm interesse em cursar uma graduação em Fisioterapia, mas não sabe como são os requisitos do Prouni, notas de corte e outras informações, fique conosco!

Aqui você encontrará informações completas para ficar por dentro de tudo, juntamente com as notas de corte das principais faculdades de Fisioterapia espalhadas pelo país.

Como funciona o Prouni para Fisioterapia?

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma iniciativa do governo federal, criada em 2004, para oferecer a estudantes bolsas de estudos em faculdades particulares. 

As bolsas oferecidas pelo Prouni para Fisioterapia são integrais (100%) e parciais (50%). Para o aluno adquirir uma bolsa de estudo para Fisioterapia, é preciso um bom desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Quanto maior a nota, maior são as chances de conseguir uma bolsa!

Ao longo do ano ocorrem dois processos seletivos, um para cada semestre letivo. Para ter acesso ao Prouni de Fisioterapia, além de uma boa nota, o aluno precisa cumprir também alguns requisitos. São eles:

  • Ter realizado a edição mais recente do Enem (do ano anterior);
  • Em hipótese alguma zerar a redação da prova;
  • A média geral na prova precisa ser maior ou igual a 450 pontos;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista;
  • Não pode ter diploma de ensino superior;
  • Renda familiar mensal de até três salários-mínimos por pessoa.

As inscrições para participar do processo seletivo são feitas apenas pela internet, acessando o site oficial do programa. Basta preencher as informações solicitadas e escolher até duas opções de curso, entre as vagas oferecidas. Você pode acessar o sistema quantas vezes for necessário, e modificar as opções quando sentir necessidade.

Assim que todo o processo se encerra, as vagas são fechadas. A partir daí, o sistema do Prouni realiza os cálculos, selecionando os melhores candidatos com as melhores notas do Enem.

Nota de corte do Prouni para Fisioterapia 

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você conheça a nota de corte da faculdade que você deseja ingressar. Assim, poderá até fazer cálculos e planejamentos das suas chances, garantindo sua bolsa de estudos para Fisioterapia.

Cada faculdade possui uma nota de corte diferente. O cálculo da nota de corte do Prouni é feito de acordo com as vagas do curso e as notas dos inscritos para conseguir a bolsa. Seu valor é de acordo com a pontuação do último aluno classificado no processo seletivo.

Fique ligado: as notas de corte não são divulgadas com antecedência! Elas são reveladas durante as inscrições e você pode consultá-las diariamente enquanto o processo estiver aberto. Como dito anteriormente, ela varia de acordo com a quantidade de candidatos, quantidade de vagas, turnos e modalidades (presencial, semipresencial e EAD). 

Para o curso de Fisioterapia, a nota de corte é de 466.02, considerando a média das faculdades espalhadas pelo país. A maior nota obtida, por exemplo, foi de 683.2, na PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), no último ano. A média geral fica em torno de 612.95 pontos.

Vagas remanescentes do Prouni para Fisioterapia

Sua nota do Enem não foi suficiente? Você ainda pode concorrer às vagas remanescentes do Prouni para Fisioterapia.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no decorrer dos processos seletivos com a desistência de candidatos pré-selecionados ou a falta de documentação. Para concorrer, o processo é o mesmo do principal, tendo como requisito a nota do Enem. Dessa forma, os alunos com as maiores notas serão selecionados nas vagas remanescentes do Prouni.

Como ver o resultado do Prouni para Fisioterapia?

O resultado para o Prouni para Fisioterapia fica disponível nas faculdades participantes do programa e na página oficial do Prouni. É importante que o aluno fique sempre atento à data de divulgação dos resultados, que é feita através de um cronograma.

É importante ressaltar que a pré-seleção assegura ao aluno apenas a expectativa de direito à bolsa. Ela apenas será assegurada com a participação e aprovação nas fases posteriores de todo o processo seletivo.

Como se inscrever para o Prouni Fisioterapia?

Para realizar a inscrição no Prouni Fisioterapia, o aluno deve usar sua nota do Enem realizado na edição anterior. Após acessar o site oficial do Prouni e informar seu número de inscrição e senha, deve preencher todos os dados cadastrais solicitados.

Posteriormente, deve selecionar duas vagas disponíveis de acordo com seu perfil, além de escolher a modalidade de concorrência (ampla ou cotas). Por fim, confirmar a inscrição.

Faculdades privadas de Fisioterapia que aceitam Prouni

Como vimos, o Prouni permite que alunos de todo o Brasil tenha acesso a um curso superior, com bolsa de estudos integral ou parcial, tudo bancado pelo governo federal. O processo de seleção é bastante concorrido. 

Veja também: Cursos da saúde – conheça as graduações mais procuradas da área!

Separamos algumas das principais faculdades privadas que oferecem o curso de Fisioterapia pelo Prouni, juntamente com sua nota de corte. Mas, atenção: as universidades participantes do programa podem variar de ano para ano.

Vai participar do processo seletivo? Então não deixe de conferir as opções!

Fisioterapia na Estácio

A Faculdade Estácio oferece a graduação em mais de 400 cursos, inclusive o de Fisioterapia. São mais de 50 anos de história, com mais de 700 mil profissionais formados. Suas sedes estão presentes no Brasil inteiro, com mais de 1500 unidades.

O curso de Fisioterapia na Estácio tem duração de cinco anos, e possui ótimas avaliações, tanto de professores, quanto de alunos. A avaliação do MEC é 4/5.

A nota de corte para Fisioterapia pelo Prouni foi 671,40 (Estácio Amazonas).

Fisioterapia na Anhanguera

A Faculdade Anhanguera oferece cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de extensão, em diversas áreas do conhecimento. Tudo isso com ensino de qualidade, contando com aproximadamente 15 mil profissionais.

Oferece inclusive, o curso de Fisioterapia, com bolsas parciais e integrais. A nota de corte para Fisioterapia para a Estácio de Ribeirão Preto, por exemplo, foi de 605.02. Para a Estácio do Amazonas, 598,90 pontos.

Fisioterapia na FAM

O Centro Universitário FAM oferece mais de 80 cursos de graduação. Os cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, inclusive Fisioterapia. Envolvem também todas as modalidades: presencial, semipresencial e a distância.

A média da nota de corte para Fisioterapia foi de 655.7 pontos, no ano de 2021.

Fisioterapia na Unisantana

A Unisantana (Centro Universitário Sant´Anna), localizada em São Paulo, oferece mais de 20 cursos de graduação na modalidade EAD e mais de 80 na modalidade presencial. O curso de Fisioterapia é bem avaliado, e tem nota de corte de 487 pontos.

Fisioterapia na Anhembi Morumbi

O Curso de Fisioterapia na Anhembi Morumbi tem avaliação no MEC 3/5. A instituição de ensino oferece o curso nas três modalidades: presencial, semipresencial e EAD.  A nota de corte neste caso é de 646.88 pontos.

Não consegui bolsa para o Prouni, e agora?

Sabemos que é uma situação bastante frustrante. Você fica lá, esperando o resultado, mas seu nome não aparece entre a lista dos selecionados. Você pode não ter alcançado a nota de corte do Prouni, porém, em outros processos seletivos, a história pode ser diferente.

Como sabemos, o Prouni tem diferentes exigências para a concessão de bolsas.

Além da nota do Enem, existem outros requisitos, que foram citados anteriormente. Assim, a reprovação não depende apenas da nota, mas também do não cumprimento de outros requisitos do programa.

Portanto, a culpa nem sempre é da pontuação, ok?

Primeiro: não se desespere! Temos a solução para garantir seu ingresso no ensino superior. Existem muitas alternativas como bolsas institucionais, bolsas oferecidas por convênio, entre outras.

Mas aqui, quero focar na plataforma do Amigo Edu? Você já ouviu falar sobre ela? O Amigo Edu é uma plataforma de bolsas de estudos criada em dezembro de 2019, com objetivo de facilitar o acesso e oferecer diversas vantagens para o estudante que deseja ingressar no ensino superior.

O aluno que deseja uma bolsa de estudos para fisioterapia pode escolher a sua universidade, abrir uma conta digital e aproveitar outras vantagens que a plataforma oferece. São oferecidas bolsas em cursos de graduação, pós-graduação e cursos técnicos, em diversas instituições de ensino.

São opções oferecidas bolsas de estudos em todas as modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Se tratando do curso de Fisioterapia, as bolsas de estudo encontradas abatem até 80% do valor total, em faculdades privadas de todo o país.

CTA bolsa de estudos amigo edu