O vestibular de Biomedicina é o primeiro passo para quem quer se tornar um biomédico. Saber como se preparar para ser aprovado na universidade é fundamental para que tenha inicie com muito prestígio sua história no meio acadêmico. 

Se você é alguém que não vê a hora de ingressar no curso de Biomedicina das melhores universidades do Brasil, mas não sabe como chegar lá, está no lugar certo! Acompanhe esse texto porque vamos te dar as principais dicas de como passar no vestibular de Biomedicina.

Como é o vestibular de Biomedicina? 

O vestibular funciona como a porta de entrada para o ensino superior e ainda é uma das formas mais tradicionais de se ingressar em um curso de Biomedicina, seja ele em uma faculdade pública ou privada. Cada instituição tem sua maneira de aplicar a prova de vestibular, que pode ser através de uma ou mais provas.  

Vestibular de Biomedicina em faculdades públicas 

Nas universidades públicas, a principal maneira de ingresso no curso de Biomedicina se dá por meio da nota do Enem, no entanto ainda existem alguns exemplos de faculdades que aplicam provas especificas para ingresso no curso; a prova de vestibular. 

Alguns meses após a realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da divulgação de seu resultado, é liberado o período de inscrições de um dos maiores programas de acesso ao ensino superior do governo federal, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).  

O acesso ao curso de Biomedicina em universidades públicas, através desse programa, se dá por meio da nota de corte do Sisu. No ano passado a média da nota de corte do Sisu para Biomedicina foi de 739.47, onde a menor nota foi de 699,92 e a maior foi de 793,87.  

Vestibular de Biomedicina em faculdades privadas 

A maioria das faculdades privadas têm como principal forma de ingresso no curso de Biomedicina um vestibular próprio, com provas desenvolvidas pela própria faculdade e que podem ser aplicadas em dias diversos. 

Existem também faculdades que fazem uso do vestibular online, onde o aluno pode fazer seu cadastro através do site da faculdade e numa área especifica de candidatos, ele consegue realizar prova. Geralmente, esse tipo de vestibular acontece num único dia de aplicação e as questões são de um tipo de base de dados de um serviço contratado pela faculdade. 

O que estudar para o vestibular de Biomedicina? 

A procura pela graduação de Biomedicina tem crescido significativamente no Brasil. Isso quer dizer que a quantidade de pessoas buscando aprovação no vestibular também cresceu e consequentemente as chances de ser aprovado sem uma boa preparação diminuem, por isso, se preparar para um vestibular concorrido é essencial. 

Veja também: Biomedicina ou Enfermagem: como escolher o melhor curso? 

Entre os assuntos mais pedidos no vestibular de Biomedicina estão as principais matérias do ensino médio. Porém pelo fato desta área está diretamente ligada as ciências biológicas, disciplinas como Biologia, Química e Física são o foco das provas desse vestibular. 

Dessa forma, para estudar o que cai no vestibular de Biomedicina dê atenção para as matérias presentes nestas disciplinas, como revisar os conteúdos de Microbiologia, Ecologia, as principais leis da Física, compostos químicos, reações inorgânicas e outros conhecimentos aprendidos em sala de aula. 

Uma outra parte importante no vestibular de Biomedicina é a redação. Por esse motivo, não deixe de praticar bastante a escrita dentro dos padrões exigidos nos vestibulares e se mantenha informado sobre os assuntos atuais e relevantes, já que esses são temas relevantes e podem ser conteúdos norteadores dessa parte da prova. 

Como estudar para o vestibular de Biomedicina? 

Agora que você já sabe o que estudar para passar no vestibular de Biomedicina, é hora de entender como estudar para se dar bem. Continue a leitura para entender como estudar para o vestibular de Biomedicina! 

Apesar da concorrência do vestibular de Biomedicina ser bastante acentuada, nós te aconselhamos a manter a calma na hora do vestibular. O nervosismo não vai ajudar de maneira alguma a ter um resultado de sucesso. 

Além disso, acredite na sua capacidade, em que tudo o que você estudou e tenha foco apenas nas questões a serem respondidas. Também evite chutar as respostas que você não souber porque, em caso de erro, isso pode impactar em sua pontuação final. 

Inúmeras são as maneiras de como se preparar para o vestibular de Biomedicina, e é muito importante que você encontre o método que mais se adeque a você. Um dos mais usados é o de criar o seu próprio cronograma de estudos, certificando-se que você está incluindo todo o conteúdo necessário para ser aprovado no vestibular de Biomedicina. 

Outro método que você pode somar ao cronograma de estudos é o uso de materiais que juntam questões de outras edições do vestibular de biomedicina que você escolheu fazer. Some esses simulados as apostilas que reúnem os principais temas das disciplinas que já mencionamos nesse texto.  

Essas são dicas valiosas que você pode aplicar a sua rotina de estudos e deve obter sucesso no resultado do vestibular de Biomedicina. 

E se eu não passar no vestibular de Biomedicina? 

Você fez tudo que poderia ter feito para ser um dos alunos selecionados no vestibular de Biomedicina, mas não conseguiu atingir a nota para estar entre os escolhidos? Não se desespere! Existem diversas outras opções que vão te ajudar a ingressar na universidade dos sonhos. 

Desde programas de bolsa de estudos até financiamentos estudantis. Saiba mais a seguir!

Financiamento estudantil para Biomedicina 

O financiamento estudantil é umas das possibilidades mais conhecidas e usadas para ingresso na faculdade de Biomedicina. Ele é um modelo de crédito feito especialmente para os estudantes universitários. 

Hoje em dia é possível encontrar tanto financiamento estudantil oferecido pelo governo federal quanto financiamento estudantil privado. O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Pravaler são grandes exemplos.  

O Pravaler é um programa de crédito estudantil que tem parceria com as universidades e não requer nota do Enem nem tem vagas limitadas. Já o segundo, o Fies, é um programa público que concede vagas para estudantes de baixa renda. 

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos para Biomedicina 

As bolsas de estudos são um recurso bastante utilizado por muitos jovens que buscam um auxílio financeiro para pagar as mensalidades da faculdade de Biomedicina. Com elas, há como ter um desconto integral, de 100%, no valor do pagamento ou uma porcentagem menor, mas que ainda assim ajuda. 

Você pode encontrar diferentes tipos de bolsas de estudo para Biomedicina, como as que são disponibilizadas pelas próprias instituições de ensino ou por programas criados pelo governo federal, como o Prouni para Biomedicina. Antes de escolher, entenda as características de cada uma dessas possibilidades e veja qual faz mais sentido para o seu orçamento, assim como para as suas necessidades. 

Para quem não conseguiu o Prouni (Programa Universidade para Todos), é possível conquistar uma bolsa de estudos de até 80% com o Amigo Edu!

Não deixe o sonho de cursar Biomedicina passar batido! Opções não faltam para que você consiga se tornar um biomédico. Busque agora mesmo a bolsa de estudos na faculdade mais perto de você e estude Biomedicina pagando muito pouco. 

CTA faça graduação com bolsa de estudo de até 80% de desconto com o amigo edu