Estudar para o vestibular é uma tarefa que exige sempre muito empenho, quem dirá para cursos na área da saúde como o de Enfermagem.

Depois da pandemia da covid-19 e com o envelhecimento da população, o setor de saúde está com o mercado aquecido, o que atrai o interesse de diversos jovens que estão em fase de prestar o vestibular. Diante disso, estudar para o vestibular de Enfermagem também pode representar um grande desafio.

Se você está envolvido nesta empreitada, este post é para você! Então muita calma e venha para cá que trazemos tudo o que você precisa saber para direcionar os seus estudos para passar no vestibular de Enfermagem. 

Como é um vestibular de Enfermagem?

Há muitas formas de ingressar em uma graduação em Enfermagem: vestibular tradicional, vestibular só com a nota do Enem, transferência externa entre faculdades (para quem está em um curso e quer fazer outro), ou até mesmo como segunda graduação.

Vestibulares da área da saúde estão em alta hoje, sendo que a graduação em Enfermagem é um dos cursos mais procurados na área da saúde. Uma boa grade curricular de um curso de Enfermagem traz conhecimentos sólidos em Ciências da Saúde, além de disciplinas que trabalham com o desenvolvimento de um olhar humanista sobre a profissão, como Psicologia.

Veja também: Cursos da saúde – conheça as graduações mais procuradas da área!

Boas opções não faltam para quem quer Enfermagem. Cursos em faculdades públicas e particulares contam com grades curriculares completas, entre aulas práticas e teóricas para os futuros profissionais do setor.

Em relação a como é realizado, o vestibular de Enfermagem vai variar de acordo com os métodos de avaliação de cada instituição de ensino superior. Há faculdades, por exemplo, que oferecem a opção de vestibulares online, para aqueles que não podem comparecer presencialmente ou desejam prestar para cursos de Enfermagem a distância. Nesses casos, o vestibular online de Enfermagem acontece a partir da inscrição do aluno no portal de ensino de preferência.

Processos seletivos presenciais também variam conforme critérios adotados de instituição para instituição. Enquanto universidades particulares organizam seus próprios processos seletivos, boa parte das universidades públicas estão passando a aceitar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Superior), conforme contaremos a seguir.

Vestibular de Enfermagem em faculdades públicas

As faculdades públicas do Brasil têm grande prestígio no país e na América Latina e oferecem vestibulares para o curso de Enfermagem que se tornam muito desejados para quem quer seguir no setor.

Muitas delas realizam vestibulares tradicionais, em que o aluno precisa se deslocar para a cidade em que o curso é ofertado e realizar a prova, ou se inscrever para participar do vestibular em cidades que aplicam a prova. Em muitos casos, os vestibulares contam com mais de uma fase.

Para quem quer passar no vestibular de Enfermagem de uma faculdade pública, a principal dica é prestar o Enem. A inscrição acontece todo primeiro semestre do ano e a prova geralmente ocorre no final do segundo semestre.

Atualmente, ela é realizada em dois finais de semana, e é composta por uma prova de 180 questões de múltipla escolha, distribuídas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Além das questões, o Enem também é composto por uma redação, que não pode ser zerada pelo candidato que, do contrário, não consegue ter sua nota aproveitada para tentar uma vaga no ensino superior.

A partir do resultado do Enem, a nota é aproveitada como bônus na pontuação do aluno no vestibular ou pode ser a única nota usada pela faculdade para aprovar o candidato, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). No programa oferecido pelo governo federal, o aluno pode realizar o cadastro da sua nota e tentar uma vaga nas faculdades públicas do país, caso ela esteja dentro da nota de corte do Sisu do curso desejado, a partir de uma média tirada das notas alcançadas pelos candidatos inscritos.

Se você já prestou o Enem e sua nota vale para a próxima inscrição do Sisu, deve estar se perguntando se ela está dentro da nota de corte para passar no vestibular de Enfermagem, certo? Para te ajudar com isso, utilize o simulador do Sisu!

simulador sisu

Vestibular de Enfermagem em faculdades privadas

Além das faculdades públicas, muitas faculdades particulares também utilizam o Sisu, em seus vestibulares e na oferta de bolsas em programas de financiamento público e particular. Mas as faculdades particulares também podem contar com seus próprios processos seletivos, que podem ser presenciais ou até mesmo online – principalmente se o curso de Enfermagem for EAD.

Em muitas faculdades particulares o vestibular de Enfermagem pode ser agendado pelo candidato para o melhor dia e horário de sua preferência, o que facilita seu planejamento para tentar uma vaga.

O que cai na prova de vestibular de Enfermagem?

Os vestibulares de Enfermagem não acontecem da mesma forma, pois depende muito dos métodos de seleção de cada instituição de ensino. Isso significa que o candidato, nem sempre, vai encontrar as mesmas disciplinas em todos os processos seletivos.

Há aqueles que geralmente cobram todas as áreas de conhecimento do ensino médio – como o Enem, por exemplo que, conforme contamos antes, também pode ser usado para tentar uma vaga em diversas instituições de ensino superior que oferecem o curso de Enfermagem.

Em muitos casos, a instituição pode pedir conhecimentos que vão além da grade disciplinar básica do ensino médio, como raciocínio lógico. Em vestibulares que contam com uma segunda fase, também é comum que exijam dos candidatos repertórios mais especializados na área de conhecimento de Ciências Biológicas.

Como passar no Vestibular de Enfermagem?

Para passar no vestibular de Enfermagem, não existe um caminho fácil: é necessário muita organização, planejamento e disciplina. No entanto, alguns passos ajudam a jornada a ser mais tranquila e bem-sucedida. Confira a seguir!

Faça um cronograma de estudos para Enfermagem

Diante de tantas disciplinas para estudar para o vestibular de Enfermagem, é importante o desenvolvimento de um cronograma de estudos. Dessa forma, você consegue priorizar os conteúdos em que mais possui dificuldades e evita se esquecer do que é mais importante para a prova.

Faça provas e simulados de provas antigas

É muito importante ter familiaridade com as provas que deseja prestar. Para isso, nada melhor do que a prática, entrando em contato com vestibulares de Enfermagem dos anos anteriores.

Ao fazer simulados e provas antigas para se preparar para o vestibular de Enfermagem, você aprende a administrar o tempo que vai precisar para responder todas as questões, além de conhecer melhor o estilo de cada prova.

Quer praticar? O Preparaê traz um banco completo de simulados e vestibulares de anos anteriores para que você possa se familiarizar com as principais provas dos vestibulares de Enfermagem. Que tal baixá-lo agora mesmo?

Preparaê - treine gratuitamente para o enem e vestibulares

E se eu não passar no vestibular de Enfermagem?

Não se preocupe! Passar no vestibular de Enfermagem não é o único caminho para ingressar no curso. Caso não conquiste o resultado esperado no vestibular, hoje há diversas facilidades que ajudam a ampliar o acesso ao ensino superior.

Bora conhecer as alternativas?

Financiamento estudantil para Enfermagem

O financiamento estudantil é uma porta de entrada à faculdade para aqueles que não tem condições de custear todas as despesas necessárias para fazer um curso em uma universidade particular. Atualmente é possível tentar o financiamento público ou buscar por alternativas privadas, oferecidas por programas próprios das faculdades ou por programas externos às instituições, como por exemplo, o financiamento estudantil privado oferecido pelo Pravaler.

Nós podemos te ajudar a entender a melhor forma de financiar seus estudos. Com o Pravaler não precisa ter feito o Enem e você paga o semestre no dobro do tempo. Conheça agora mesmo!

simulação de financiamento estudantil do pravaler

Bolsa de estudos para Enfermagem

Nem sempre, a tão sonhada aprovação no vestibular de Enfermagem pode acontecer. Muitas vezes não estamos preparados para passar no vestibular, não tivemos tempo suficiente de preparação, entre inúmeros motivos que podem nos distanciar da tão sonhada vaga. Ou, muitas vezes, passar no vestibular pode não ser o mesmo que acessar a universidade, já que uma matrícula e as mensalidades podem ser caras para o aluno.

Saiba que o vestibular não é o único caminho. Hoje, instituições de ensino particulares oferecem bolsas de estudos para Enfermagem que podem ser a entrada na faculdade e assim aumentar o acesso ao ensino para todas as pessoas.

Há muitas formas de procurar por essas bolsas: você pode acessar o site da instituição que oferece o curso de Enfermagem desejado ou conhecer programas de bolsa que podem te ajudar a conseguir bons descontos em diversas instituições.

Isso mesmo! Você pode estudar com 80% de desconto na sua faculdade dos sonhos, graças às bolsas do Amigo Edu. Basta acessar o site, escolher sua graduação, preencher os dados, pagar o boleto de pré-matrícula e pronto!

Não perca tempo e conquiste uma vaga na sua graduação em Enfermagem!

CTA bolsa de estudos amigo edu