O curso de Pedagogia prepara profissionais para compreender, avaliar e acompanhar a transformação social de seres humanos. Portanto, se você tem paixão pela educação e pelos processos de aprendizagem, o curso de Pedagogia é ideal para você.

Com o diploma de nível superior, o pedagogo pode atuar como docente na educação infantil, ou ainda na administração escolar, em treinamentos empresariais e diversos outros campos.

Presente em diversas instituições de ensino no país, são diversas vagas oferecidas todos os anos, inclusive para estudar com bolsas de estudo em Pedagogia. 

Conseguir estudar de graça ou pagando muito pouco é mais fácil do que parece. Conheça algumas opções para obter bolsa de estudo para Pedagogia!

Como conseguir bolsa de estudo para Pedagogia? 

Para se ter uma ideia da atual situação do curso de Pedagogia no país, separamos alguns dados:

  • É a graduação que possui o maior número de matrículas ativas no país;
  • É oferecida por mais de 1.000 instituições de ensino;
  • Possui o maior número de alunos com a modalidade EAD.

Diante de todo este cenário, podemos considerar que há uma oferta considerável de bolsas de estudo de Pedagogia no Brasil. Algumas podem ser bem complicadas de obter, mas para outras basta um pouquinho de pesquisa e uma pitada de sorte.

Aqui a gente vai mostrar para você as diversas maneiras de conseguir uma bolsa de estudos para Pedagogia. São benefícios parciais (pagam parte da mensalidade) ou integrais (pagam 100% da mensalidade). Veja a seguir as principais opções para conseguir uma bolsa de estudo para Pedagogia.

Prouni para Pedagogia

Vamos começar pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), por se tratar do maior programa de bolsas de estudos do Brasil. Todos os anos, o governo federal concede mais de 300 mil benefícios a alunos de baixa renda em todas as regiões do país.

O programa conceder bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) para graduação, em instituições privadas de ensino. Para conseguir uma bolsa de estudo para Pedagogia pelo programa, é preciso que o aluno atenda alguns critérios, que incluem:

  • Renda: bolsas integrais são oferecidas a alunos com renda familiar de até um salário-mínimo e meio por pessoa. As parciais, que cobrem metade das mensalidades, vão para quem apresenta até três salários-mínimos por pessoa;
  • Desempenho no Enem: a média na prova precisa ser maior que 450 e o aluno não pode zerar a redação;
  • Graduação: O aluno não pode ter diploma de nível superior.

O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, no início de cada semestre. Fique de olho nas datas de inscrição! Saiba mais como funciona o Prouni.

Nota do Enem para Pedagogia

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) figura atualmente como o principal modo de ingresso em instituições de ensino superior. A prova avalia os conhecimentos adquiridos por estudantes que estão terminando o ensino médio, com questões objetivas e redação.

São diversos processos seletivos que aceitam a nota do Enem para a concessão de bolsa de estudos. Entre eles estão o Prouni, Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificado).

Dessa forma, para conseguir uma bolsa de estudos para Pedagogia pela nota do Enem, o aluno deve alcançar uma boa nota no exame, e submeter a mesma ao programa escolhido. As médias exigidas para o curso de pedagogia variam de universidade para universidade, mas costumam ter uma média de 580/600 pontos.

Desempenho no vestibular de Pedagogia

Antes do Enem, o vestibular era a principal forma de ingresso em uma faculdade. 

Este formato seleciona alunos que desejam ingressar na instituição através da pontuação obtida em provas, que são elaboradas pela própria faculdade. Em outras palavras, cada instituição de ensino tem a liberdade de organizar o seu vestibular, do modo que achar mais adequado. Portanto, o processo de seleção varia de uma instituição para a outra, com diferentes graus de dificuldade, dinâmica de provas e duração.

Para obter a bolsa de estudo para Pedagogia, o aluno deve se submeter aos processos que a própria faculdade exige. A distribuição das bolsas de estudos (integrais ou parciais) também é feita de acordo com as políticas específicas da instituição.

Plataformas de bolsas de estudos

As plataformas de bolsas de estudo são ferramentas que vieram facilitar a vida dos estudantes. Elas permitem que o candidato busque bolsa de estudo para Pedagogia em uma faculdade específica, com modalidades presencial, semipresencial e EAD. 

Na plataforma do Amigo Edu, você encontra essas e muitas outras vantagens. Criada em 2019, ela revolucionou o ensino no Brasil, oferecendo benefícios integrados, seguindo a nova relação de consumo do mercado mundial.

Entre os principais benefícios destacam-se a possibilidade de o aluno abrir uma conta digital e realizar o próprio vestibular. Na plataforma você encontra bolsas com até 80% de desconto! Aproveite!

CTA bolsa de estudos amigo edu

Tipos de bolsa de estudo para Pedagogia

O curso de Pedagogia tem como objetivo formar profissionais com conhecimento vasto em diferentes métodos de ensino, de acordo com a educação formal brasileira, legislação educacional e outros aspectos relacionados à área.

Dessa forma, as bolsas de estudo para a área são divididas em bolsas para graduação, especialização e MBA, além de mestrado e doutorado. Saiba mais sobre a carreira e desafios do curso de Pedagogia.

Bolsa de estudo para graduação em Pedagogia

A graduação em Pedagogia é dividida em oito semestres, totalizando quatro anos de estudo. O curso, de maneira geral, é bastante prático, envolvendo contato com público. O início do curso aborda matérias teóricas, como Psicologia da Educação e História da Educação.

Nos semestres seguintes, disciplinas como Educação Inclusiva e estágio são adicionadas. No próprio estágio inclusive, o estudante ganha experiências fundamentais, e conhece de perto como funciona o dia a dia de um pedagogo.

E como conseguir bolsas na graduação? As bolsas de estudo para graduação em Pedagogia são encontradas em diversas instituições de ensino. O aluno deve ficar atento aos programas oferecidos por estas faculdades, inclusive aqueles que são oferecidos pelo governo.

Plataformas como Amigo Edu auxiliam nesse processo, oferecendo bolsa de estudo para graduação em Pedagogia nas modalidades presencial, semipresencial e a distância.

Bolsa de estudo para pós-graduação em Pedagogia 

A pós-graduação em Pedagogia é destinada para alunos graduados que desejam complementar e direcionar seus estudos para uma área específica. O curso prepara esses profissionais tanto para o meio acadêmico, quanto para o mercado de trabalho.

Para que a pós-graduação seja reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), ela precisa de uma carga horária de no mínimo 360 horas.

As bolsas de estudo para pós-graduação em Pedagogia variam de acordo com a instituição de enisno. Contudo, alguns requisitos básicos incluem diploma de ensino superior, análise curricular, e até mesmo provas específicas.

Bolsa de estudo para especialização e MBA em Pedagogia

Existem diferentes especializações para o curso de Pedagogia. Muitas destas especializações são solicitadas quando o profissional tem interesse em atuar na gestão e administração escolar, bem como empresas públicas ou privadas. Entre elas, destacam-se:

  • Gestão escolar;
  • Produção de material didático;
  • Pedagogia empresarial;
  • Psicopedagogia.

O MBA direciona o profissional para o aprofundamento de conhecimentos acerca da educação corporativa, estratégias em gestão de pessoas e recursos humanos, além de performances gerenciais sobre o aprendizado contínuo em organizações.

Ambos, especialização e MBA, possuem bolsas de estudo, que novamente dependem de cada instituição. De forma geral, entre os requisitos básicos estão incluídos o desempenho acadêmico e análise curricular.

É importante que o aluno fique atento às oportunidades e siga as regras impostas para participar da seleção de bolsa de estudo para especialização ou MBA em Pedagogia.

Bolsa de estudo para mestrado e doutorado em Pedagogia

As vantagens de fazer um mestrado são:

  • Valorização profissional;
  • Enriquecimento cultural;
  • Preparação para o doutorado;
  • Definição de carreira profissional (âmbito acadêmico ou profissional);
  • Maior chance de passar em um concurso público.

Ele tem duração de dois anos, com atividades fora da sala de aula, incluindo eventos acadêmicos. As bolsas concedidas no mestrado para Pedagogia dependem da disponibilidade de cada instituição e costumam exigir bom desempenho acadêmico na graduação.

O doutorado tem duração de quatro anos, e forma profissionais aptos e preparados para atuar na prática do ensino, pesquisa e desenvolvimento. Além de um projeto de pesquisa, as bolsas de estudo para o doutorado em Pedagogia exigem também análise curricular e entrevistas. Algumas universidades podem ainda incluir provas no processo seletivo.

Na plataforma do Amigo Edu você encontra diversas oportunidades relacionadas a cursos de pós-graduação, inclusive em Pedagogia. 

Com a missão de promover o acesso ao estudo e aproximar instituições de ensino dos alunos, o Amigo Edu promove ainda diversos benefícios a todos os estudantes que ingressarem pela plataforma em alguma faculdade.

CTA bolsa de estudos amigo edu