O pedagogo é responsável por teorias e métodos de aprendizagem. Além de poder dar aulas para várias idades, o pedagogo também pode trabalhar com gestão e orientação pedagógica. A conclusão do curso de pedagogia se tornou obrigatória para professores da educação inicial e com isso a empregabilidade de quem já se formou também aumentou bastante.

O curso de pedagogia

O curso de pedagogia é um dos cursos que oferece tanto a possibilidade de licenciatura quanto bacharelado e tem duração média de 4 anos.

Ele abrange disciplinas que vão desde fundamentos e gestão da educação, passando por matérias como história e filosofia, chegando até língua brasileira de sinais e direitos humanos.

Além disso, o aluno precisa fazer um estágio obrigatório supervisionado de no mínimo 300 horas.  

O que faz um pedagogo

Um pedagogo formado pode dar aulas no ensino básico até a 5ª série do ensino fundamental, educação infantil e na educação de jovens e adultos. Além disso, um pedagogo também pode atuar na direção escolar, coordenação e orientação pedagógica, entre outras.

Outra possibilidade de atuação super interessante é na inclusão social de pessoas com deficiência dentro das escolas. Já viu que alunos com necessidades especiais muitas vezes tem uma pessoa exclusiva para o seu acompanhamento? Pois é, essa pessoa geralmente é um pedagogo.

E para ajudar, o índice de empregabilidade de um pedagogo é um dos maiores do país. Segundo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 94% desses profissionais estão empregados. Parte dessa boa taxa de empregabilidade se dá porque existe um Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê que todos os professores da Educação Básica tenham formação específica de nível superior em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam até 2020. Antes disso, professores com magistério também eram aceitos para educação básica.

A profissão é regulamentada pelo Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP).

Quanto ganha um pedagogo

Apesar de ser uma das profissões com maior empregabilidade, o pedagogo não costuma ter salários muito altos.

Segundo o portal Vagas, um pedagogo em início de carreira no Brasil ganha em média R$2.125. O piso da categoria, para quem trabalha na rede pública de ensino é de R$2.135, considerando uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Onde estudar pedagogia

O curso tem modalidades tanto presencial como à distância. No Amigo Edu você consegue pesquisar por bolsas de estudo de pedagogia com até 80% de desconto.