O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos para alunos ingressarem na primeira graduação em várias faculdades privadas de todo o país.
O Prouni utiliza a nota do Enem para selecionar candidatos e ofertar bolsas de estudos de 50% e 100% para ingresso em faculdades particulares de todo o país. Fique por dentro de como fazer e quando será o período de inscrição no Prouni 2024, além de várias outras informações deste processo seletivo.
Siga a leitura para saber mais sobre como se inscrever no Prouni!
Navegue pelo conteúdo:
Quando abrem as inscrições para o Prouni 2024?
A data de inscrição no programa se inicia em 29 de janeiro a vai até o dia 1º de fevereiro.
Antes de se inscrever neste programa de bolsas é importante saber como funciona o Prouni. Ele acontece duas vezes ao ano, sendo um processo a cada semestre. Para realizar a inscrição no Prouni é preciso ter participado da última edição do Enem, ter atingido a nota mínima (450 pontos) e não ter a redação zerada. Também existem alguns requisitos exigidos relacionados à renda e escolaridade.
São dois tipos de bolsa do Prouni: as parciais e integrais. Na bolsa parcial é oferecido o desconto de 50% da mensalidade e outros 50% são pagos pelo aluno. O outro tipo de bolsa, a integral, o desconto é de 100%, portanto o aluno pode fazer a faculdade de graça.
Quem pode se inscrever no Prouni?
Pode participar e realizar a inscrição no Prouni os alunos que atenderem aos requisitos de renda e escolaridade, conforme descritos abaixo:
- Ter concluído o ensino médio em escola da rede pública;
- Ter concluído o ensino médio como bolsista integral em escola da rede particular;
- Ter cursado parte do ensino médio em escola pública e a outra parte em escola particular como bolsista integral;
- Comprovar renda familiar mensal entre um salário-mínimo e meio a três salários-mínimos e meio;
- Não ter diploma de formação no ensino superior;
- Professores de escola pública podem concorrer a uma bolsa de estudos de curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso não se aplicam os critérios de renda.
Além desses pré-requisitos, o candidato deve ter participado da última edição do Enem, tendo obtido a nota mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.
Passo a passo para se inscrever no Prouni
Para se inscrever no Prouni você deverá acessar o site do programa quando as inscrições estiverem abertas.
Quando o período de inscrições estiver aberto, tenha em mãos os documentos necessários e então é só seguir o passo a passo abaixo de como fazer inscrição no Prouni:
- Acesse o site do Prouni e clique em “Inscreva-se”.
- Entre com a sua conta gov.br usada na inscrição do Enem da edição anterior (caso você não se lembre da senha, pode recuperá-la no site).
- Ao estar logado, escolha suas opções de curso. A primeira opção deve ser aquela que você mais deseja e a segunda um “plano B”, pois caso não seja selecionado na primeira, você ainda tem essa chance.
Enquanto as inscrições estiverem abertas é possível alterar suas opções de curso. Então acompanhe como estão as notas de corte para selecionar uma combinação de opção (curso, instituição e turno) que você tenha mais chances de ser selecionado e conseguir uma bolsa de estudos.
Mas cuidado: após o término das inscrições, a última opção selecionada é a que vai ser considerada como sua inscrição.
O sistema do Prouni permite que o candidato imprima sua ficha de inscrição Prouni, ou seja, o comprovante que confirma sua inscrição no processo seletivo. Nesse comprovante de inscrição Prouni constam seus dados pessoais, as opções de curso, modalidade de disputa (ampla concorrência ou por cotas), informações fornecidas sobre a renda, entre outros.
Como se inscrever à bolsa remanescente do Prouni?
As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas vagas que não foram preenchidas na chamada regular do processo e nem nas outras chamadas. São consideradas, portanto, a última chance para conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral do Prouni.
Para fazer a inscrição no Prouni é preciso manifestar o interesse na lista de espera. Ou seja, mesmo que você já tenha se inscrito no processo regular, ainda sim é preciso inscrever-se novamente, pois o processo das bolsas remanescentes é feito do zero. As inscrições são feitas online, pelo site do programa.
Para concorrer ao Prouni Remanescente existem alguns requisitos e documentações que você pode conferir no site do programa. É importante também ficar atento no cronograma para não perder o período de inscrições desta última oportunidade de conseguir uma bolsa para seus estudos de graduação.
Calendário de inscrição no Prouni
O cronograma do Prouni é o calendário com as principais datas do processo, como quando serão as inscrições, a divulgação do resultado do Prouni e várias outras que os candidatos devem ficar atentos para não perder nenhum prazo importante. Confira abaixo o cronograma do Prouni de 2024:
- Publicação do edital: 17 de janeiro
- Inscrições: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
- Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro
- Resultado da 2ª chamada: 27 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
- Resultado da lista de espera: 18 de março
Agora que você já está por dentro de todas as datas do Prouni, pode acompanhar sua inscrição com mais segurança e não perder nenhum prazo! Desejamos boa sorte. E se você deseja saber mais sobre a inscrição no Prouni e outras formas de conseguir bolsas de estudos, acesse nosso site!